Translate

terça-feira, 24 de julho de 2012

Um Dia


Autor: David Nicholls
Páginas: 416
Categoria: Romance

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.

O romace de David Nicholls foi uma surpresa para mim, pois foi o primeiro livro que eu li desse autor. Esse livro nos leva aos ápices de diversas emoções, pois Emma e Dexter são personagens muito cegos para o romance existente entre eles. Emma é uma garota reservada, com diversos sonhos e que tem uma queda por Dexter, um garoto rico e mulherengo. Os dois se conhecem na formatura da faculdade e percebem um sentimento forte entre eles, mas levam isso como amizade. Sempre no mesmo dia (15 de julho)recebemos notícias de Dex e Em, amigos de uma vida inteira, mesmo com vidas totalmente diferentes. O que mais me surpreendeu nesse livro foi o significado do dia 15 de julho, que vai além de qualquer pensamento que eu tive no livro, na verdade, nem dei atenção a esse fato. Os acasos do destino adicionados a uma amizade surpreendente e pura fazem desse livro um ótimo passatempo.

Giovanna Rissato

Nenhum comentário:

Postar um comentário